quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reunião Sobre o Projeto Vida no Trânsito em Belém‏

Hoje fui convidado e participei da primeira reunião para implantação do Projeto Vida no Trânsito em Belém e na Região Metropolitana.

O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 3023, de 21 de dezembro de 2011, autorizou repasse financeiro do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Capitais, para implantação, implementação de Política de Promoção da Saúde na ampliação e sustentabilidade das ações do Projeto Vida no Trânsito.

O Projeto Vida no Trânsito, que em âmbito mundial denomina-se “Projeto RS 10 (Road Safety in 10 countries)”, decorre de uma inciativa internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS e Fundação Bloomberg voltada para a redução de mortes e lesões no trânsito em 10 países, incluindo o Brasil.

Atualmente o Projeto, iniciado em 2010, está em execução nas cidades de Palmas-TO, Teresina-PI, Campo Grande-MS, Curitiba-PR e Belo Horizonte-MG, em uma efetiva articulação intersetorial envolvendo as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e os órgãos do SNT nas UF e capitais.

Este projeto tem como objetivo subsidiar gestores nacionais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

Buscando ampliar as discussões intersetoriais e oportunizar os primeiros contatos com a sistemática do Projeto, o representante do Ministério da Saúde está em Belém no período de 23 a 25 e marcou a reunião com o Grupo local do projeto (SESMA, CTBel, DETRAN e SESPA) para ampliar as discussões e orientar o grupo nessa caminhada.

Para essa reunião marcada para hoje quinta-feira, 24/05/2012, na sede da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Pará, fui convidado para acompanhar as discussões que incluirá, dentre outros aspectos, a formação de parcerias.

A Reunião foi muito proveitosa e em breve tempo vamos formatar um plano de ação para enfrentar e reverter os números de mortes no trânsito.

Nenhum comentário: