O rodízio de automóveis consiste na proibição do tráfego de veículos em ruas e avenidas das cidades durante determinados dias e horários, no esquema de revezamento.
Seu intuito é melhorar o trânsito e a qualidade do ar locais.
São Paulo é a única cidade que adota o rodízio no Brasil.
A restrição, contudo, não tem sido eficaz na redução de poluentes na atmosfera paulistana, cuja taxa aumenta 5% ao ano devido aumento da frota de veículos.
De 1996 a 1998, o rodízio era maior, abrangendo toda a região metropolitana de São Paulo. Em 1999, a medida foi suspensa, sendo permitida sua aplicação somente em situações emergenciais.
Um dos motivos do rodízio não dar certo foi devido os motoristas não respeitarem a regra, segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo.
Desde a implantação do rodízio em São Paulo, seus efeitos sobre a diminuição do trânsito, em números inteiros, foram praticamente anulados.
E ainda teve como consequência o aumento de aproximadamente 2,9 milhões da frota de veículos em circulação na capital paulista no mesmo período. Pois, quem tinha condições comprou mais carros para burlar a regra.
Somado a isso, percebemos um aumento exponencial da frota de automóveis experimentado pelo País nos últimos anos, pois a industria automobilistica é a única que não enfrenta a lei da oferta e da procura. Ao menor sinal de retração do mercado, o governo fornece subsídios para a venda de carro não parar.
Outro fator que influenciou para a falência do sistema de rodízio de veículos, é a ausência de uma política de longo prazo de desenvolvimento de transportes coletivo de qualidade.
Belém é uma cidade muito quente. Enfrentamos um calor de 30 a 40 graus todos os dias. Por isso defendemos que os transportes públicos dever ter ar condicionado.
Além disso, deve ser implantado outros meios alternativos de transporte, como o transporte marítimo. E assim, usarmos os rios que banham a cidade de Belém.
Além da melhoria dos transportes públicos coletivos, deve ser feita a expansão de ciclovias e das malhas viárias.
Somente depois de medidas desses tipos, poderíamos pensar no rodízio de veículos, podem melhorar o nosso trânsito caótico.
Portanto, o projeto precisa ser melhor estudado. Precisamos de um estudo de viabilidade do Projeto, antes de ser votado e aprovado na Câmara.
Muito Obrigado.
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